sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Um ano tem 365 dias, 05 horas, 48 minutos e 45,2 segundos

sexta-feira, 22 de setembro de 2006
Lisboa, 22 Set (Lusa) - O Outono chega a Portugal às 05:03 de sábado, marcando o início de um novo ciclo da vida vegetal e animal e igualando o tamanho do dia ao da noite, informou o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
Ao contrário do que normalmente se pensa, o começo do Outono não ocorre sempre na mesma altura, já que esta data é estabelecida a partir de cálculos matemáticos para se ajustar ao movimento da Terra.
Segundo o OAL, este ano o equinócio de Outono ocorre às 05:03 em Portugal Continental e Madeira e às 04:03 nos Açores, instante que corresponde a uma dada posição do Sol no espaço.
Trata-se do "instante em que o Sol corta o equador celeste" no seu movimento aparente anual, sendo aqui o comprimento do dia igual ao da noite.
Conforme explicou uma astrónoma do OAL, o Sol parece mover-se, mas na realidade este movimento aparente é o resultado do movimento de translação da Terra em torno do Sol.
A duração do tempo que o Sol leva até regressar à mesma posição deu origem à medida de tempo "ano" (ano trópico), de grande "importância para a humanidade " na medida em que inclui o ciclo das estações e consequentemente o ciclo da vida animal e vegetal.
Acontece que o ano não comporta um número exacto de dias: tem 365 dias, 05 horas, 48 minutos e 45,2 segundos.
Assim, a data do início da Primavera e do Outono diferem de ano para ano.
"Depois de um ano comum de 365 dias, as estações começam, em média, 5 horas e 49 minutos mais tarde nesse ano. Para corrigir esse desvio um dia adicional é introduzido todos os quatro anos (ano bissexto)", explica a especialista.
Daqui resulta que depois de cada quatro anos há um salto de um dia para trás.
A entrada na hora de Inverno ocorre este ano às 02:00 de dia 29 de Outubro, altura em que os relógios deverão ser atrasados 60 minutos em Portugal Continental e na Madeira.
No arquipélago dos Açores, a mudança ocorre à 01:00, devendo os relógios ser atrasados para as 00:00.
AL. Lusa/Fim



E as folhas, Senhores? A que horas caem as folhas?

2 had an opinion:

Anónimo

onde e k eu vi isto? lol
kizagero

Anónimo

ENTÃO, O QUE ACONTECE NESSE INTERVLO? NAS 5 HORAS E 48 MNTS?

 
Trinity is home ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates